WhatsApp

18-99675-4052

Denatran prepara mudanças para habilitação de carro e moto em 2018 - OCNEWS

Especiais

11/12/2017 às 11h38 - Atualizada em 11/12/2017 às 11h38

Denatran prepara mudanças para habilitação de carro e moto em 2018

Jane Gomes
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: ESHOJE

Imagem ilustrativa internet

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está preparando um documento para reestruturar a formação de condutores a partir de 2018. Com as mudanças, os interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão passar mais tempo na pratica antes de tirar a carteira. O Denatran preparou ao menos dez mudanças no processo de formação.

O objetivo é melhorar os índices de aprovação e qualidade na educação dos futuros condutores. Entre as principais mudanças está o aumento da carga horária nas aulas para carro, indo de 70 para 90 horas. Além disso, o registro será por biometria e vídeomonitoramento da participação dos alunos nas aulas práticas e teóricas.

“Nós já fazemos o registro biométrico das aulas teóricas e agora vamos fazer o registro biométrico e por vídeomonitoramento. Isso vai dar mais transparência na formação do condutor. Essa mudança vai beneficiar tanto os centros de formação que trabalham de uma maneira correta quanto o candidato, que é o maior beneficiado, por que vai sair melhor preparado do CFC”, ressaltou o presidente do Sindicato das Autoescolas do Espírito Santo (Sindauto), Anderson Perozini.

O presidente ainda disse que os valores para tirar a CNH poderão sofrer um reajuste e que isso será estudado pelo sindicato. Perozini completa ressaltando a importância das mudanças na formação dos condutores. “A proposta é uma melhor formação para o condutor. Melhorar a educação em primeiro plano e logo após a condução dele no trânsito”, disse Perozini.

O Especialista de Educação no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, afirma que o ponto mais importante da reestruturação é a definição clara do processo de formação do condutor e dos critérios adotados para as avaliações teóricas e práticas. “O objetivo final é termos um condutor que seja hábil para conduzir um veículo e que tenha consciência da sua responsabilidade e atitudes a serem tomadas por ele nas diversas situações, tanto no cotidiano quanto em emergências. O objetivo disso é ter condutores mais seguros e trará como resultado a redução das acidentalidades”, disse Garonce.

O documento para a reestruturação vai ser enviado até o final deste mês para o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), órgão responsável pela modificação da lei. Caso as mudanças sejam aprovadas, as mudanças passarão a ser aplicadas em 180 dias.

Mudanças

Carro

Mudança da carga horária nas aulas práticas e teóricas, que vão aumentar de 70 para 90 horas, divididas entre 34 horas de aulas básicas e 26 de aulas específicas.

Registro da presença do aluno nas aulas por meio de vídeo monitoramento e biometria

Moto

Pratica de 10 horas obrigatórias na via pública

Mudança na carga horária das aulas, que vão de 65 para 85 horas

Caminhão

Exigência do curso teórico

Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 horas

Ônibus

Exigência do curso teórico

Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 hora

Em caso de reprovação, o aluno deverá cumprir mais 5 aulas antes de realizar uma nova prova

tempo para a conclusão do curso aumentará de 12 para 18 cursos

O motorista poderá fazer um curso à distância para renovar a CNH

Antes de agendar o exame teórico, o aluno deverá fazer uma avaliação prévia no CFC



Para maiores informações entre em contato com a equipe da Auto Escola Band pelo telefone (18) 3528-1029 ou faça uma visita no endereço: Av: Presidente Vargas, nº 563 centro – Osvaldo Cruz/SP. 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 1108 VEZES

Comentários

Veja também

    Publicidade

    Publicidade

OCNEWS
© Copyright 2018 | OCNEWS | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS