WhatsApp

18-99675-4052

Prefeito José Ricardo Raymundo encaminha para a Câmara Municipal, projeto para construção de um 3º cemitério em Tupã - OCNEWS

Cidades

10/02/2018 às 10h13 - Atualizada em 10/02/2018 às 10h27

Prefeito José Ricardo Raymundo encaminha para a Câmara Municipal, projeto para construção de um 3º cemitério em Tupã

Edy Rocha
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: Diário de Tupã

Está cada vez mais grave o problema da falta de espaço nos cemitérios públicos de Tupã. Trata-se de uma situação que já vem preocupando o município nos últimos anos. Houve atraso da prefeitura, mesmo em outras administrações, para a definição de um projeto de criação de um novo cemitério, considerando o fim das ampliações do Cemitério da Saudade.



Segundo o Setor de Cemitérios, que funciona em uma sala no Memorial Municipal, na Rua Caingangs, atualmente, resta só cerca de 40 sepulturas vagas no Cemitério da Saudade. Um novo cemitério já se tornou uma urgência para a cidade. 



Por isso, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, está trabalhando para a criação de um novo espaço para enterrar os mortos. As medidas para isso deverão ser agilizadas. 



Segundo o arquiteto Valentim Bigeschi, o projeto já está feito e a sondagem do solo foi realizada esta semana. “A ideia é enviar para a Cetesb na semana que vem para aprovação”, acrescentou. 



Ainda de acordo com as informações, a área inicial da proposta é de 3 alqueires. “Inicialmente, teremos espaço para aproximadamente 6.000 sepulturas”, finalizou Bigeschi. 



Na Câmara



Para quem acha que o tempo está curto, o prefeito José Ricardo Raymundo encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei nº 4/2018, que autoriza abertura de crédito de R$ 2,4 milhões para compra  do    imóvel onde se pretende seja construído o   terceiro   cemitério  de  Tupã. 



O terreno destinado para execução desse projeto possui cerca de 3 alqueires e está localizado entre o CTA da Camap e o 3º Distrito Industrial. O documento foi lido e encaminhado para as comissões, na sessão ordinária de ontem, na Câmara Municipal.



A prefeitura explicou que esse crédito será coberto com recursos obtidos do superávit financeiro do ano de 2017.



De acordo com a prefeitura, a lei federal nº 4.320, de 17.03.1964, assegura a medida, já que, “toda vez que ficar constatada a inexistência ou a insuficiência orçamentária para atender determinada despesa, o Executivo terá a iniciativa das leis que autorizem os créditos adicionais, especiais ou suplementares e, posteriormente à sua aprovação pelo Legislativo, efetivará sua abertura por decreto”.



De acordo com a prefeitura, o recurso será necessário para “acudir a satisfação de encargo assumido pelo município com a aquisição de área de terreno suficiente para implantar o terceiro cemitério do Distrito da Sede,  absolutamente impostergável ante o iminente exaurimento da capacidade para sepultamentos na segunda necrópole, o Cemitério da Saudade, sabido que a primeira, o Cemitério São Pedro, de há muito tem toda a sua extensão ocupada”, explicou.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 171 VEZES

Comentários

Veja também

    Publicidade

    Publicidade

OCNEWS
© Copyright 2018 | OCNEWS | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS