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Etec Amim Jundi é destaque Estadual - OCNEWS

Educação

16/04/2018 às 08h52 - Atualizada em 16/04/2018 às 08h52

Etec Amim Jundi é destaque Estadual

Jane Gomes
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: Etec Amim Jundi

Foto: Aluno Gabriel e o Professor José Cláudio

A Etec Amim Jundi participou da 19ª Edição do Parlamento Jovem Paulista 2018, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde 47 estudantes representantes das escolas públicas e particulares do nosso estado seriam selecionados.

Assim, com esse objetivo houve a devida motivação na Escola, pois se trata justamente de um projeto que estimula o debate democrático e o exercício da cidadania entre nossos jovens.

Com isso o Professor José Cláudio Pecini foi orientado a capitanear a iniciativa, buscando entre alunos a melhor ideia, que pudesse se adequar ao que estava sendo solicitado pela Assembleia.

Após várias análises foi escolhido o Projeto de autoria do aluno Gabriel Henrique Tiete Sanches, o qual integra o 3º ano do Ensino Médio – Turma “A”, que apresentou àquele Parlamento, através do “Partido da Cultura e da Educação”, projeto que dispõe sobre a criação de museu e conversão das antigas estações ferroviárias em museu de fotografia sobre a história dos municípios.

O projeto tem a seguinte redação:

Artigo 1º - A Secretaria Estadual da Cultura incentivará e orientará todas as Secretarias Municipais da Cultura para que reformem os antigos prédios das estações ferroviárias para que seja criado o museu de fotografias sobre a cultura do Município, sendo o referido prédio utilizado como sede para o citado museu de fotografias.

Artigo 2º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações próprias.

Artigo 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

Houve também a necessidade de uma justificativa para que o projeto fosse apresentado e aceito no Parlamento Jovem, sendo que o aluno Gabriel apresentou as seguintes considerações:

A história é contada por diversos meios, como textos, filmes e fotografias. A criação de um museu fotográfico terá como objetivo ilustrar para toda a população o desenvolvimento de seu município, destacando fatos importantes, personagens marcantes, as construções, enfim o crescimento desde a fundação de cada Município.

Com isso, a partir da visualização das fotografias, haverá a reconstrução da memória e da história do Município e dos seus cidadãos, com a plena valorização histórica, marcando a existência daquela localidade.

Com isso estimular-se-á a cultura regional, atribuindo conhecimento aos residentes e turistas. Será um ponto turístico, cultural e educacional, onde todos, principalmente alunos poderão desfrutar do saber trazido em cada foto.

O museu, com certeza, será um ponto turístico e atrativo do município, levando a cultura, divulgando a história e perpetuando a memória.

Após a apresentação do projeto o mesmo passou por criteriosa análise junto a Assembleia, sendo o aluno Gabriel, por sua iniciativa, respeito ao formato de projeto de lei, originalidade, exequibilidade, pertinência ao tema do partido, correção gramatical, escolhido para ser “Deputado Jovem”, o que muito eleva nosso Município e também a Etec Amim Jundi, a qual sempre participa com destaque das atividades que lhe são propostas.

Agora, nos dias 26 e 27 de abril, professor e aluno deverão estar em São Paulo, pois no dia 26 visitarão o Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no mesmo dia, por volta das 15 horas, irão para o Plenário Juscelino Kubitschek para a Sessão Inaugural, na qual serão diplomados e empossados. Após, receberão orientações, serão esclarecidas dúvidas e assistirão a palestras. No dia seguinte os compromissos como Deputado Jovem continuarão na Alesp.

Vale ressaltar que também em 2009 a Etec Amim Jundi teve um deputado jovem, o então aluno Lucas Canola Hirano.

O corpo docente, funcionários e a equipe gestora se regozijam com o aluno e o Professor José Cláudio Pecini e parabenizam-nos pelo sucesso alcançado e pela contínua propagação da cidadania aos alunos.


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