WhatsApp

18-99675-4052

Se o seu carro tem câmbio automático, este cuidado é importantíssimo, confira - OCNEWS

Especiais

23/04/2018 às 12h44 - Atualizada em 23/04/2018 às 12h44

Se o seu carro tem câmbio automático, este cuidado é importantíssimo, confira

Jane Gomes
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: E A Educação Automotiva

Imagem ilustrativa internet

Com o aumento do tráfego nas grandes capitais mundiais e a evolução técnica das transmissões, as caixas automáticas têm ganhado muito espaço na preferência dos consumidores, especialmente na faixa acima de R$ 60 mil, na qual o pedal de embreagem e alavanca se restringe a modelos esportivos em sua quase totalidade.

Muitos motoristas adquiriram seu primeiro automóvel com câmbio automático e desfrutam de uma condução muito mais tranquila e confortável, e adoram isso. Por outro lado, desconhecem um cuidado fundamental para mantê-la funcionando corretamente.

O dono de veículo equipado com transmissão automática deve:

TROCAR O ÓLEO DO CÂMBIO A CADA 50 MIL QUILÔMETROS, EM MÉDIA

Naturalmente, o prazo para troca do fluido varia conforme o modelo, e o proprietário deve consultar o manual do veículo ou consultar a assistência técnica do fabricante. Em média, o prazo varia entre 60 mil e 150 mil quilômetros, a depender do tipo de caixa, montadora e fornecedor.

Saiba mais sobre as variantes de câmbios neste post: Os câmbios manuais e automáticos são todos iguais?

A falta de manutenção da transmissão automática pode causar grandes prejuízos, posto que as oficinas especializadas cobram valores a cima de R$ 5 mil apenas para abrir e examinar a caixa, mais o preço das peças e mão-de-obra do reparo.

Fique atento para a coloração do fluido do câmbio automático. Se estiver escuro, você terá problemas!

Para prolongar a vida útil do seu câmbio automático, fique atento aos itens abaixo:

1 – O MAIOR INIMIGO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA É O SUPERAQUECIMENTO.

2 -Mantenha o óleo e fluido de arrefecimento do MOTOR sempre em dia, pois eles também servem para refrigerar a transmissão.

3 – Assim como nos veículos com transmissão manual, evite segurá-lo com o acelerador em subidas. Uma caixa automática também possui embreagens, as quais se desgastam ao se usar tal prática. Puxe o freio de estacionamento e arranque devagar.

4 – Respeite o limite de carga e passageiros de seu veículo. O excesso de peso pode causar danos severos à transmissão automática.

5 – Ao estacionar o veículo, primeiro coloque a alavanca na posição “N” (neutral), puxe o freio de estacionamento e então posicione na marcha “P” (park). Colocar o peso do veículo sobre a engrenagem do “P” pode danificá-la, trazendo a necessidade de um reparo com custo na casa dos cinco dígitos.

6 – Não há necessidade de mudar a alavanca da posição “D” (drive) para “N” (neutral) a cada parada em semáforo. Esta prática causa desgaste prematuro no sistema, além de ser desnecessária, pois as caixas mais modernas fazem isso automaticamente.

7 – Ao engatar as marchas de “D” (drive)” para “R” (reverse), ou de “R” para “D”, pare totalmente o veículo. Trocar marchas com o veículo em movimento pode danificar o conjunto.

8 – Assim como as caixas manuais, jamais faça uma descida de serra desengatado (posição “N”) ou em “D”, pois esta prática causa superaquecimento pela ausência de lubrificação  adequada nestas condições.

Procure hoje mesmo quem entende do assunto e faça a troca do óleo em seu veiculo: a equipe da Injecar que há mais de 18 anos se destaca em referência de atendimento e qualidade técnica em reparação automotiva.

Com a Injecar você tem transparência e eficiência com os serviços prestados em: Injeção Eletrônica, Suspenção, Freios, Alinhamento, Balanceamento e Mecânica em Geral.

A Injecar está localizada na Rua Dr. Miranda 825, onde desenvolve seus trabalhos em um ambiente amplo, limpo e seguro.

Além disso a Injecar preza pela qualidade dos produtos e oferece preços que realmente compensam, por isso na hora de escolher “reparação automotiva” passe por lá e faça um orçamento ou ligue (18) 3528-1586


 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 487 VEZES

Comentários

Veja também

    Publicidade

    Publicidade

OCNEWS
© Copyright 2018 | OCNEWS | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS