WhatsApp

(18) 99774 - 5662

Observatório de Presidente Prudente acompanha nesta sexta-feira o mais longo eclipse lunar do século - OCNEWS

Geral

26/07/2018 às 17h47 - Atualizada em 26/07/2018 às 17h53

Observatório de Presidente Prudente acompanha nesta sexta-feira o mais longo eclipse lunar do século

Edy Rocha
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: G1 Presidente Prudente

Observatório “Anwar Damha”, que fica no Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, uma observação especial para acompanhar o eclipse lunar total. O planeta terra vai passar pelo mais longo eclipse lunar do século. A fase total – quando o satélite ficará inteiro "escurinho" – será acompanhada de um fenômeno chamado "Lua de Sangue". Esse fenômeno, que dá à lua um tom avermelhado, é provocado pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul.



"O eclipse lunar é um alinhamento entre sol-terra-lua, em que a terra se posiciona entre o sol e a lua, produzindo uma sombra que cobre nosso satélite natural. Existem dois tipos de sombra produzidos pela terra nesse processo: a penumbra (sombra mais fraca) e a umbra (sombra mais forte). Quando a lua entra por completo na umbra, chamamos o eclipse de total, como o que ocorrerá nesta sexta-feira [27]. Enquanto a lua está inteiramente inserida na umbra, ela não fica totalmente escura, mas ganha um tom avermelhado, advindo daí a denominação 'Lua de Sangue'”, explica o planetarista João Vitor Ramos.



Isso se explica, pois, quando a luz solar atinge a terra, a atmosfera do planeta absorve determinados comprimentos de onda da luz (cores) e deixa passar outros em direção à lua, predominantemente o vermelho, dando essa coloração ao satélite.



A fase total do eclipse começará às 17h22 e seguirá até as 18h13, de modo que, de Presidente Prudente, praticamente não será possível acompanhá-la, pois a lua nascerá às 18h02 nesse dia. Até as 19h19, a lua ficará parcialmente sob a umbra, mas sem o mesmo efeito visual da fase total.



Após esse momento e até as 20h29, haverá a fase penumbral do eclipse, quando praticamente será imperceptível, segundo o planetarista.



Serviço



O Observatório da Cidade da Criança realiza sessões gratuitas às quintas-feiras e aos sábados, das 19h às 22h. Em caso de chuva ou céu encoberto, a observação é cancelada.



Nesta sexta-feira (27), em razão do eclipse da lua, o funcionamento será das 18h às 22h.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 570 VEZES

Comentários

Veja também

    Publicidade

    Publicidade

OCNEWS
© Copyright 2018 | OCNEWS | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS