WhatsApp

(18) 99774 - 5662

População lança campanha contra terrenos baldios que podem proliferar escorpiões - OCNEWS

Cidades

29/11/2018 às 14h13 - Atualizada em 29/11/2018 às 14h16

População lança campanha contra terrenos baldios que podem proliferar escorpiões

Redação
Osvaldo Cruz - SP
FONTE: Redação/Colaborou o portal Ocnet

A invasão de escorpiões está preocupando os moradores de  Osvaldo Cruz. Nos últimos meses foram muitos os relatos de pessoas que encontram escorpiões dentro das residências e alguns ataques já foram registrados na cidade. 



De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, o escorpião, como todo animal, busca um ambiente com as condições ideais para a sua sobrevivência, onde encontra proteção e alimento. Atualmente o escorpião está habitando a rede de esgoto, onde, além da umidade, encontram as baratas que são seu alimento.



Dependendo do tamanho, os escorpiões podem se esconder em vários locais, procurando abrigo nas residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação. Além disso, o animal peçonhento se esconde com facilidade em ambientes como caixa de esgoto, telha, lenha, madeira e tijolo.



Por conta disso, além de evitar os materiais amontoados, dentro e fora das residências, as pessoas precisam proteger os ralos de acesso a rede de esgoto nas casas, utilizando algum objeto, uma vez que os escorpiões estão saindo da rede de esgoto para dentro das residências.



Confira cuidados para evitar a presença de escorpião nas residências:




  • Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;

  • Conservar o quintal e o jardim sempre limpos;

  • Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa;

  • Vistoriar cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las;

  • Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;



Segundo o manual do Ministério da Saúde, não existe um veneno que mate esses animais e somente o controle ambiental pode prevenir.



Cansados de cobrar dos órgãos públicos uma atitude quanto a proliferação de escorpiões, principalmente, moradores de Osvaldo Cruz lançaram pela rede social Facebook e vão compartilhar em outras mídias imóveis onde haja mato alto, abandono, entulhos e estejam propícios para a proliferação de animais peçonhentos ou insetos.



A campanha é chamada de "Mutirão da Boa Vizinhança Osvaldo Cruz".



Um banner circula pelas redes sociais pedindo que quem puder fazer foto dos locais abandonados ou sem manutenção que publique em seus perfis e compartilhe pelo WhatsApp a fim de que chegue ao conhecimento das autoridades o problema. "Cidade limpa pela vida dos nossos filhos", completa a mensagem.



Uma das ativistas, Renata Peixoto, destaca que a ação nasceu devido ao fato da população estar "revoltada" e se "une para tentar acabar com a invasão de escorpiões na cidade".

"Já que a prefeitura não toma as devidas providências de fiscalizar e limpar e multar os donos de propriedades sujas, a população se uniu para fazer com que os donos passem 'vergonha' nas redes sociais, diz.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 66 VEZES

Comentários

Veja também

    Publicidade

    Publicidade

OCNEWS
© Copyright 2018 | OCNEWS | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS